As cirurgias da coluna podem ser divididas em cirurgias invasivas e cirurgias minimamente invasivas. Isso porque, muito se evoluiu no que se refere aos equipamentos e técnicas utilizadas nos procedimentos para tratamento da coluna.

As principais razões que levam os pacientes a buscar o tratamento cirúrgico são para descompressão de nervos, como na hérnia de disco ou estenose do canal vertebral. Também é possível com a cirurgia de coluna realizar a correção de deformidades como escoliose e cifose, por exemplo.

O procedimento com neurocirurgião pode ser necessário, também, para remoção de tumores malignos ou benignos, infecções vertebrais, e traumas na coluna.

Geralmente, as intervenções cirúrgicas são feitas com anestesia geral, de modo que o paciente dorme durante o procedimento, não sentindo dores ou desconfortos. Todo o tratamento é acompanhado por imagem, onde toda a atividade neurológica durante a cirurgia é cuidadosamente monitorada.

As cirurgias minimamente invasivas da coluna são alternativas para esses tratamentos, diminuindo consideravelmente o tempo de internação hospitalar e proporcionando uma recuperação mais rápida. Isso é possível por meio de acessos cirúrgicos menores e, por consequência, menos agressivos. Hoje, a maioria dos problemas relacionados à coluna podem ser tratados de forma minimamente invasiva.

O Dr. Rodrigo Mafaldo é médico especialista em coluna. Tratamento de dor nas costas, dor crônica, cervical, lombar e hérnia de disco. Cirurgia minimamente invasiva da dor. Implante de estimulação medular para dor. Agende sua consulta pelo 51 3012.4070


foto 3x4 do neurocirurgiao rodrigo mafaldo

Dr. Rodrigo Cadore Mafaldo
Especialista em Coluna
CRM: 30475  RQE: 25595

Realizou residência médica em neurocirurgia no Hospital Santa Monica, GO.
Fellowship Minimally Invasive Cranial Surgery, em Ohio State University, USA.
Advanced Technics Young Neurosurgeon – Tübingen University Germany