O que é cirurgia minimamente invasiva da coluna?

As cirurgias minimamente invasivas da coluna são o que há de mais sofisticado em técnicas cirúrgicas de tratamento da coluna. É por meio dessa técnica que os procedimentos têm se tornado cada vez mais satisfatórios, já que os possíveis efeitos colaterais de uma cirurgia da coluna convencional são mínimos.

Como é realizada a cirurgia minimamente invasiva da coluna?

O tratamento por meio da cirurgia minimamente invasiva da coluna é um procedimento que oferece mínima agressão aos tecidos do corpo. Com o mesmo objetivo da cirurgia de coluna tradicional, ela pode ser realizada através de uma pequena incisão que é restrita apenas a região doente, preservando as demais e diminuindo, em muito, o trauma cirúrgico. Além do mais, o tratamento minimamente invasivo causa menor sangramento, uma vez que preserva as funções das estruturas anatômicas.

Isso só é possível em razão do acesso às tecnologias de ponta que permitem que todo o procedimento realizado pelo neurocirurgião especializado em coluna e sua equipe, seja acompanhado por meio de microscópios ou endoscópios, ou os dois.

Para quem é indicado a cirurgia minimamente invasiva da coluna?

O procedimento minimamente invasivo é indicado, principalmente, para o tratamento de dor nas costas (lombalgia), dor cervical (pescoço), dor ciática, hérnia de disco lombar ou cervical, doença degenerativo discal lombar e cervical, fratura por osteoporose.


foto 3x4 do neurocirurgiao rodrigo mafaldo

Dr. Rodrigo Cadore Mafaldo
Especialista em Coluna
CRM: 30475  RQE: 25595

Realizou residência médica em neurocirurgia no Hospital Santa Monica, GO.
Fellowship Minimally Invasive Cranial Surgery, em Ohio State University, USA.
Advanced Technics Young Neurosurgeon – Tübingen University Germany