Uma das queixas mais comuns no consultório do neurocirurgião é sobre uma dor lancinante na região da face. Os relatos são de uma dor na face que se assemelha a um choque agudo e intenso na direção do rosto. Essa é uma condição clínica que pode ser sintoma da neuralgia do trigêmeo ou nevralgia do trigêmeo.

O que é nervo trigêmeo?

O nervo trigêmeo é um par de nervos importantes com ramificações para três regiões da face, sendo eles o ramo oftálmico, ramo maxilar e ramo mandibular. Dessa forma, quando alguma coisa afeta essa estrutura, afeta toda a região frontal da face. Acredita-se que a dor na face causada pela neuralgia do trigêmeo é provocada pela degeneração da bainha de mielina, uma camada de revestimento que protege os nervos por serem muito sensíveis, como o nervo do trigêmeo. Trata-se de uma degeneração natural, sendo, portanto, sua maior incidência em pacientes de idade mais avançada.

Esse revestimento está presente em todos os nervos e quando desprotegido, outras estruturas podem despertar sua sensibilidade, como uma artéria, por exemplo. No caso do nervo trigêmeo, essa interação pode levar à sensação de uma descarga elétrica.

Como saber se a dor na face é neuralgia do trigêmeo?

Considerada uma das dores de maior intensidade que o ser humano pode sentir, a dor na face causada pela neuralgia do trigêmeo muitas vezes é confundida com outras enfermidades, principalmente com problemas odontológicos. Nestes casos, os odontologistas costumam avaliar pacientes como estes e, após um prognóstico, encaminhá-los para o neurocirurgião.

Qual é o tratamento indicado para dor na face pela neuralgia do trigêmeo?

O tratamento para neuralgia do trigêmeo é realizado pelo neurocirurgião Dr. Rodrigo Mafaldo por meio da técnica de cirurgia minimamente invasiva. Trata-se de um dos métodos mais seguros, sem a necessidade de intervenções maiores como a abertura da base do crânio.

Como é feita a cirurgia para neuralgia do trigêmeo?

A técnica minimamente invasiva é realizada ao introduzir um equipamento constituído por um cateter e um microbalão alocado na ponta. Dessa forma, através de um pequeno orifício, o neurocirurgião acessa a lesão, infla o balão e comprime o nervo, de modo a cessar o contato responsável pela dor na face.


foto 3x4 do neurocirurgiao rodrigo mafaldo

Dr. Rodrigo Cadore Mafaldo
CRM: 30475  RQE: 25595

Realizou residência médica em neurocirurgia no Hospital Santa Monica, GO.
Fellowship Minimally Invasive Cranial Surgery, em Ohio State University, USA.
Advanced Technics Young Neurosurgeon – Tübingen University Germany