O que é escoliose e quais os sintomas da doença?

A escoliose acontece em razão do desnivelamento de algumas estruturas corporais, geralmente, dos ombros ou da pélvis. Dessa forma, dores na região lombar, nas costas, bem como, fadiga são sintomas desse desnivelamento da estrutura. Além disso, a pessoa com escoliose apresenta os ombros visivelmente desalinhados.

Como é o diagnóstico da escoliose?

O diagnóstico de escoliose é feito a partir de exames físicos, radiografias e ressonância magnética. A causa do desenvolvimento da escoliose pode derivar de uma má formação da coluna ainda dentro do útero. Fatores como falta de exercício, fraqueza muscular ou paralisia, também podem levar ao quadro de escoliose.

Qual o tratamento indicado para escoliose?

A escolha do tratamento para escoliose vai depender da gravidade do quadro apresentado. Curvaturas entre 25 e 30 graus podem ser tratadas com o uso de órteses, coletes que irão realinhar a coluna. O uso do colete, porém, não é eficiente nos casos de escoliose congênita.

Outra alternativa é a cirurgia de coluna, utilizada quando a curva ultrapassa os 40 graus. O procedimento cirúrgico tem o propósito de corrigir a curvatura e realinhar os ossos, utilizando hastes de metal. Não raro, pode ser necessário o uso de uma órtese em conjunto para melhores resultados.


foto 3x4 do neurocirurgiao rodrigo mafaldo

Dr. Rodrigo Cadore Mafaldo
Especialista em Coluna Porto Alegre
CRM: 30475  RQE: 25595

Realizou residência médica em neurocirurgia no Hospital Santa Monica, GO.
Fellowship Minimally Invasive Cranial Surgery, em Ohio State University, USA.
Advanced Technics Young Neurosurgeon – Tübingen University Germany