Estenose de Carótida: As artérias carótidas são as principais vias sanguíneas do corpo, levando o sangue para o cérebro.  Na estenose da carótida, ocorre um acúmulo de substâncias gordurosas nas artérias, o que obstrui a passagem do sangue.

Sintomas de Estenose de Carótida:

A estenose de carótida é uma doença que não apresenta sintomas claros e imediatos. Muitas vezes, eles só aparecem em estágios mais avançados da doença.

Quando os sintomas aparecem, são como um “pequeno derrame”, os chamados ataques isquêmicos transitórios. Pode ocorrer perda visual súbita por um período, com retorno da visão logo em seguida, perda de força de um lado do corpo, com melhora em seguida, e até alterações na fala.

Os fumantes configuram os pacientes mais suscetíveis a essa patologia, visto que as substâncias do tabaco contribuem para a formação de placas de gordura nas artérias.

ecodopller

Diagnóstico de Estenose de Carótida:

Para identificar a estenose de carótida, a técnica mais eficiente é o ecodoppler, exame que utiliza a tecnologia do ultrassom para avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias em tempo real.

Outros exames como a angioressonância dos vasos cervicais, e angiotomografia complementam, o resultado do ecodoppler, uma vez que este é um exame examinador dependente, ou seja, seu resultado depende do médico que o realiza.

O exame padrão ouro para o diagnóstico da estenose de carótida é a angiografia, contudo, é um exame invasivo e não realizado como rotina para diagnóstico.

Tratamento de Estenose de Carótida:

Existem duas opções de tratamento para a estenose de carótida, sendo o mais usado a endarterectomia, procedimento que remove as placas de gordura que estão obstruindo o fluxo sanguíneo. A cirurgia da carótida é realizada com acesso na região cervical e exposição da carótida e seus ramos. Abre-se a artéria e retira-se as placas de gordura, realizando uma microsutura das paredes das artérias.

Para a sua realização, o cirurgião promove uma pequena abertura no pescoço e na artéria, de modo a ter acesso às placas. Esta é a abordagem mais indicada para o tratamento da estenose, visto que apresenta bons resultados e poucas complicações posteriores para o paciente.

endarterectomia-carotida-g

Em casos de pacientes com mais idade ou que já realizaram cirurgia na região cervical e/ou radioterapia de região cervical, é preferível o uso do tratamento com cateter, que é inserido através de punsão da artéria femoral e levado até a artéria carótida ao nível cervical, onde é aberto um stent que abre a luz do vaso para a passagem de sangue.

stent carotida