A estimulação magnética transcraniana é um tratamento não invasivo, realizado através de impulsos elétricos excitatórios no cérebro, gerados num campo magnético. Sua função é restabelecer conexões que estão mais fracas.
Suas indicações são basicamente para doenças psiquiátricas como depressão uni e bipolar, alucinação auditiva da Esquizofrenia entre outros. Em neurocirurgia é indicado para o mapeamento cerebral por excitabilidade, planejamento de neurocirurgia, dor crônica, reabilitação do Acidente Vascular Cerebral (AVC) etc.
Como é o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana?
O funcionamento da tecnologia de EMT é baseado na indução eletromagnética intensa gerada por uma bobina e criando um campo magnético. O campo criado é conduzido pelo tecido cerebral e atuando também no tecido neuronal subjacente.
Como realizada a sessão de Estimulação Magnética Transcraniana?
A sessão de estimulação magnética transcraniana é realizada com o equipamento posicionado acima do couro cabeludo do paciente. Quando acionado, é disparado um pulso corrente muito rápido, na ordem dos microssegundos, passando por um cabo conectado à bobina. O equipamento induz o campo elétrico com diferentes características e efeitos determinados pelo médico responsável.