O que é hiperlordose lombar?

A hiperlodose é um problema relacionado a diversos fatores, culminando numa curvatura acentuada na região lombar. A forma da coluna nesta área interfere em toda a estrutura e prejudica muito a qualidade de vida da mesma. A forma curvada da região baixa da coluna, quando exagerada, deve ser examinada pelo ortopedista, de modo a identificar a causa, bem como, determinar o tratamento, que pode incluir fisioterapia e cirurgia.

Quais os sintomas das hiperlordose lombar?

O principal sintoma da hiperlordose lombar é a curvatura acentuada na coluna, causando a impressão de afundamento de sua região baixa. Além disso, promove a protrusão do abdome e  levantamento da região glútea. O problema pode ser causado por diferentes motivos, como fator hereditário, desenvolvimento na infância ou, até mesmo, na fase adulta, decorrente de má postura e hábitos pouco saudáveis. Intensa dor nas costas e má postura estão entre os sintomas mais comuns da hiperlordose lombar.

Como é realizado o diagnóstico de hiperlordose lombar?

Na grande maioria dos casos a avaliação clínica evidencia os traços do problema. Para um melhor diagnóstico, é indicado procurar um médico especialista em coluna vertebral como ortopedista e neurocirurgião, para detalhar o quadro em exames de imagem. Dessa forma, é possível descobrir a origem, como uma hérnia de disco, por exemplo, e determinar o melhor tratamento.

Qual o tratamento para hiperlordose lombar?

Nos casos mais severos o tratamento indicado é a cirurgia, uma vez que o tratamento com fisioterapia, embora muito importante, busque corrigir o desvio postural por meio do fortalecimento e estabilização da estrutura da coluna vertebral, o que por si só, geralmente, não apresenta resultados tão satisfatórios quanto a cirurgia.