O que é lordose lombar?

A coluna dorsal possui uma curvatura natural que, geralmente, é bastante suave e auxilia a estrutura da coluna. Quando, por algum motivo, essa inclinação está mais acentuada que o ideal, acaba exercendo maior pressão sobre outras regiões da coluna, possibilitando o surgimento ou agravamento de outros problemas, como dor crônica, por exemplo.

Quais os sintomas de lordose lombar?

A lordose lombar possui curvatura negativa, ou seja, para dentro da estrutura e seus sintomas são dores e formigamentos (parestesias) e diferentes partes do corpo, bem como, dificuldade de movimentos.

Quais são as causas da lordose lombar?

Geralmente, as causas da lordose estão relacionadas ao distúrbio do crescimento ósseo chamado acondroplasia; discite, cifose, espondilolistese e outros.

Qual o tratamento para lordose lombar?

Ainda que a lordose apresente uma curvatura visível a necessidade de intervenção médica nem sempre é recomendada. Isso porque a lordose pode não comprometer a saúde e a rotina do indivíduo. Em casos mais graves, como a hiperlordose, pode ser necessário realizar cirurgias, podendo ser com técnica de cirurgia minimamente invasiva da coluna, entre outros tratamentos. Para tanto, o caso deve ser sempre avaliado por um profissional médico ortopedista ou neurocirurgião.