O que é neurocirurgia pediátrica?

A Neurocirurgia Pediátrica é uma subespecialidade da neurocirurgia que trata especificamente de doenças neurológicas em crianças e recém-nascidos. A anatomia de uma criança é bastante diferente em relação a de um adulto, exigindo que o médico tenha conhecimentos específicos para realizar os tratamentos. A grande maioria das doenças tratadas pela neurocirurgia pediátrica é congênita, ou seja, que surgem durante a gestação ou no primeiro mês de vida do bebê.

Qual a mais comum doença tratada com neurocirurgia pediátrica?

A doença tratada em maior número pela neurocirurgia pediátrica é a hidrocefalia, uma condição de saúde caracterizada pelo acúmulo excessivo do líquido cefalorraquidiano (LCR) no crânio. O LCR é um fluído cerebrospinal que atua como uma proteção da medula e do sistema nervoso central, percorrendo vasos no crânio e na espinha, para depois ser absorvido pelo sistema sanguíneo. A principal característica da hidrocefalia é o crescimento anormal do crânio por conta da pressão que o LCR cria contra a estrutura óssea da cabeça.

Na hidrocefalia, o LCR é impedido de percorrer o seu percurso natural devido a uma obstrução nos caminhos de drenagem do líquido. Com isso, o LCR não é absorvido e acaba estagnado na região do crânio, criando uma pressão no cérebro, o que pode causar diversos efeitos neurológicos como dores de cabeça e vômitos.

Qual é o tratamento recomendado para hidrocefalia?

Um dos tratamentos para a hidrocefalia é o processo de drenagem mecânica do líquido, denominado Derivação Ventrículo-Peritoneal. Essa técnica desvia o fluxo da substância para outra região do corpo, onde ele deverá ser absorvido naturalmente.

Existe, também, a técnica da neurocirurgia pediátrica chamada de terceiro ventriculostomia, procedimento minimamente invasivo que pretende criar uma comunicação entre os compartimentos cerebrais, facilitando a drenagem do líquido sem necessidade de um cateter permanente no interior do cérebro.

O que é craniossinostose?

Outra doença comum e tratável pela neurocirurgia pediátrica é a craniossinostose. Trata-se de um distúrbio que provoca o fechamento precoce das junções ósseas do crânio que, normalmente, permanecem abertas durante os primeiros meses de vida do bebê, de modo a facilitar o crescimento natural do cérebro.

Quanto mais jovem for a criança, maiores serão as chances de sucesso no tratamento com neurocirurgia pediátrica, pois ela ainda possuirá ossos macios e flexíveis, o que facilita o procedimento.