O que é ortopedia da coluna?
A ortopedia da coluna é uma das subdivisões da especialidade dedicada ao sistema locomotor humano como ossos, tendões, músculos, articulações e cartilagens. A coluna, por sua vez, é uma das partes mais importantes dessa estrutura, pois além de sustentar os órgãos do tórax, é por onde passam os nervos que conectam o cérebro ao restante do corpo. À ortopedia cabe o diagnóstico das doenças que contemplam essas regiões.
Qual médico indicado para cirurgia de coluna?
Após o diagnóstico com precisão realizado pelo ortopedista de coluna, na maioria das vezes, é indicado o médico neurocirurgião para cirurgia de coluna. Esse, por sua vez, é o médico especializado no tratamento do sistema nervoso central.
Quais as doenças de coluna mais comuns?
A Cifose é aquela em que a pessoa fica “corcunda” devido ao arredondamento das costas para frente. Os sintomas são dores nas costas e/ou pescoço, coluna rígida, distúrbio no equilíbrio, menor estatura, fraqueza muscular, possíveis fraturas de compressão vertebral, mobilidade reduzida e maior risco de quedas.
A escoliose ocorre devido ao encurtamento da coluna causada por uma curvatura lateral, podendo ter formato de C ou S, o que acarreta bastante na qualidade de vida.
A lordose é aquela onde a coluna sofre uma curva acentuada na região da lombar e, também, na cervical. A lordose é mais comum e acomete muitas pessoas, entretanto, é o ortopedista de coluna que realizará o diagnóstico para avaliar se o caso necessita de intervenção.
A lombalgia provoca desconforto e dores na região inferior da coluna vertebral. Não raro, essas dores são agudas e crônicas podendo ser incapacitante, o que, geralmente, pede a intervenção do médico neurocirurgião.
A hérnia de disco acontece após o desgaste nos discos intervertebrais, provocando pressão na raiz nervosa ou medula espinhal. A hérnia de disco leva a dores na coluna, dores nas pernas e nos braços, podendo ser tratadas com cirurgia minimamente invasiva da coluna com neurocirurgia.