O que é técnica endoscópica?

Utilizada nas cirurgias minimamente invasivas da coluna, a técnica de endoscopia possibilita que o neurocirurgião visualize todo o procedimento através de uma câmera de altíssima resolução, a partir de um monitor Full-HD. Além da câmera, o dispositivo ilumina com precisão cada passo do profissional médico por meio de um foco de luz emitido pelo próprio sistema.

Quando o endoscópio é utilizado?

A técnica é utilizada em cirurgias minimamente invasivas da coluna como hérnia de disco, estenose de canal vertebral, estenose de forame intervertebral, por exemplo. O endoscópio é manuseado por um pequeno orifício e possui uma visão mais privilegiada e nítida do local a ser tratado, sem precisar de cortes maiores.

O procedimento com endoscopia de coluna é mais rápido que as cirurgias convencionais, uma vez que, é realizado pela separação das fibras do músculo e não pelo seu deslocamento, por isso, menor trauma e mínimo sangramento. O procedimento oferece menor tempo de recuperação e retorno mais rápido as atividades, menor taxa de infecção, entre outras características.

Como é realizada a endoscopia?

O tratamento com a técnica endoscópica para tratamento da coluna é realizado, principalmente, em dois tipos de acessos: transforaminal e interlaminar.

O acesso transforminal é quando a incisão é feita pelo ao lado coluna e é orientado para o forame invertebral, região pela qual a raiz nervosa sair da coluna. Esse acesso é muito utilizado para o tratamento de hernia de disco em níveis mais severos e é realizado com anestesia local e sedação.

O acesso interlaminar é a incisão pela parte de trás da coluna, chegando à janela interlaminar para o tratamento de hernias nível L5S1, para hérnias centrais ou centro laterais mais altos da lombar.


foto 3x4 do neurocirurgiao rodrigo mafaldo

Dr. Rodrigo Cadore Mafaldo
CRM: 30475  RQE: 25595

Realizou residência médica em neurocirurgia no Hospital Santa Monica, GO.
Fellowship Minimally Invasive Cranial Surgery, em Ohio State University, USA.
Advanced Technics Young Neurosurgeon – Tübingen University Germany