Tratamento Neuralgia do Trigêmeo em São Paulo

O que é neuralgia do trigêmeo?

A neuralgia do trigêmeo é um problema que atinge o rosto com a força de um choque, causando dores fortíssimas em um dos lados. Essa neuropatia ocorre quando alguma estrutura toca o nervo do trigêmeo, causando esse estímulo e sensação lancinante.

Quais os sintomas de neuralgia do trigêmeo?

O sintoma principal da neuralgia do trigêmeo é a forte dor em uma das faces do rosto, sendo tão forte que até a passagem do vento pode causar dores extremas. Além disso, movimentos como falar, rir e mastigar têm potencial de causar choque da neuralgia do trigêmeo.

Como é o diagnóstico para neuralgia do trigêmeo?

Seu diagnóstico é basicamente clínico, observando as características das dores, como intensidade e frequência, bem como, idade e histórico médico. Posteriormente, pode ser solicitado pelo médico neurocirurgião uma ressonância magnética do encéfalo, podendo apontar a compressão do nervo do trigêmeo por alguma outra estrutura, como uma artéria, por exemplo.

Qual o tratamento indicado para o tratamento da neuralgia do trigêmeo?

Para a grande maioria dos casos o tratamento indicado para tratamento da neuralgia do trigêmeo em São Paulo é por meio da descompressão por microbalão. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo realizado pelo médico neurocirurgião sem necessidade de grandes cortes ou cirurgias. Mesmo que relativamente breve e pontual, o procedimento necessita ser realizado em ambiente hospitalar.

Como é realizado o tratamento minimamente invasivo para neuralgia do trigêmeo?

O procedimento é realizado com um equipamento do tamanho de uma caneta, introduzido por um orifício até a região de contato. Esse mesmo aparelho endoscópico carrega na ponta um micro balão que será inflado provocando a descompressão do nervo do trigêmeo.