×

A claudicação é o termo médico para dificuldade de caminhar – realizar a marcha – devido sensação de dor intensa nas pernas, causada pela falta dos níveis ideais de sangue na área. Na coluna, entretanto, a causa da claudicação não se dá pelo mesmo motivo. Essa, por sua vez, é chamada de claudicação espinhal ou neurogênica e ocorre pela compressão ou pela inflamação da raiz nervosa. Quando acontece, pode ser sintoma de hérnia de disco ou dor ciática.

O problema acomete, sobretudo, pessoas com idade mais avançada, uma vez que, com o tempo a coluna tende a estreitar e pressionar as raízes nervosas da região. As dores geralmente aparecem ao ficar muito tempo de pé, ao caminhar longas distâncias ou, por vezes, na posição sentado o paciente sente dores lombares localizadas.

Atualmente, o tratamento para alguns problemas de coluna é realizado de forma minimamente invasiva por meio da descompressão. Com o próprio dispositivo que leva a câmera – endoscópio – é possível fazer a descompressão dos nervos na região lombar, também conhecida como “cauda equina”, de modo que o paciente pode ter alta no mesmo dia.

A técnica de descompressão substitui a cirurgia aberta, realizada anteriormente para o mesmo tratamento. Hoje, com a cirurgia minimamente invasiva da coluna, através do próprio endoscópio, diminuindo o receio do tratamento em pacientes com hérnia de disco, por exemplo.