O que é nervo ciático?

O nervo ciático, ou apenas ciático, como também é conhecido, representa o maior nervo do corpo, com a enorme responsabilidade de conectar através da coluna vertebral os impulsos do cérebro até os pés. Sua trajetória tem início aproximadamente no centro da coluna vertebral, indo em direção para baixo, passa pela região glútea, coxa, joelhos, onde se divide em duas ramificações, com terminações nos pés.

Quais os principais problemas relacionados ao nervo ciático?

Os problemas que levam aos sintomas de dor no nervo ciático estão relacionados a alguma inflamação causada, por exemplo, pela compressão do nervo. Portanto, as queixas para os problemas que atingem o nervo ciático apontam sempre para dores na coluna lombar, dores nas coxas e glúteos.

Quais os principais indícios de dor no ciático?

As dores no ciático são conhecidas por serem bastante intensas e, muitas vezes, incapacitantes. Não raro, o paciente passa a ter dificuldades de permanecer na posição ereto. Alguns dos sintomas são dor de coluna na porção inferior das costas, nos glúteos e nas pernas. Pontadas pela região, formigamento nos pés e pernas, dificuldade de andar, se erguer e dormência na porção inferior, também são sintomas.

A avaliação é precisa ser realizada pelo médico especialista em nervo ciático, como um neurocirurgião, por exemplo.

Quais as principais causas da dor do nervo ciático?

Entre as causas mais comuns estão a má postura, provocada pelo estresse de uma rotina agitada, e o envelhecimento natural do organismo.

A coluna vertebral é dividida em cinco regiões e é organizada e sustentada por vértebras: a coluna cervical (pescoço), torácica (tronco), lombar (cintura), sacro (quadril) e cóccix (final da coluna). Cada vértebra é separada pelos discos intervertebrais, feitos de cartilagem (cartilagem hialina) e com propósito de amortecer o impacto entre eles.

Por meio de esforços repetitivos das articulações que compõem a coluna vertebral, ocorrem alguns desgastes nestes discos e seu consequente deslize em direção à compressão do nervo ciático, como a hérnia de disco, por exemplo.

Quais as causas de inflamação do nervo ciático?

A inflamação do ciático acontece geralmente devido à compressão em alguma região específica da estrutura vertebral. Também ocorre quando há dano a alguma das raízes do nervo, provocando diversos sintomas de dor ao longo de toda sua extensão.

Como é feito o tratamento para dor no nervo ciático?

Estão disponíveis diversos tratamentos para dor no nervo ciático, sendo eles tanto os alternativos quanto os tradicionais. Os tratamentos tradicionais são realizados por meio de analgésicos e anti-inflamatórios via oral, pomadas, bolsa de calor, fisioterapias etc. Os tratamentos alternativos estão mais relacionados às terapias naturais como acupuntura, reflexologia, esteopatia, quiropraxia, e outros movimentos para alívio da dor no nervo ciático e manutenção dos músculos. Estas abordagens incluem, ainda, regras na alimentação, como dieta anti-inflamatória.

Nos casos mais graves, como a hérnia de disco, pode ser indicada a cirurgia de coluna, com a remoção de parte do disco vertebral. Para o tratamento e alívio da dor no nervo ciático são cada vez mais comuns as cirurgias minimamente invasivas da coluna.

Cirurgia minimamente invasiva da coluna:

Atualmente, é possível realizar a cirurgia de coluna por meio de pequenos orifícios e acompanhado por microscópio e/ou endoscópio. Todo o procedimento é realizado com anestesia geral e diminui consideravelmente o sangramento, bem como, o tempo de recuperação.

Veja mais sobre Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna.


foto 3x4 do neurocirurgiao rodrigo mafaldo

Dr. Rodrigo Cadore Mafaldo
Especialista em Coluna
CRM: 30475  RQE: 25595

Realizou residência médica em neurocirurgia no Hospital Santa Monica, GO.
Fellowship Minimally Invasive Cranial Surgery, em Ohio State University, USA.
Advanced Technics Young Neurosurgeon – Tübingen University Germany